Agosto, mês das vocações Cristãos leigos e leigas, sujeitos na "Igreja em saída", a serviço do Reino.

Artigos & Reflexões

O mistério da Eucaristia revela a humildade de Deus

O mistério da Eucaristia revela a humildade de Deus

A Igreja nos dá a graça de celebrar a Solenidade do Corpo e Sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Trata-se, na verdade, de uma grande dádiva, um presente do Céu: a presença de Deus no meio de nós de forma real e sacramental, que acontece no mistério da Eucaristia.

O que é o mistério da Eucaristia senão um Deus que se doa, que se entrega? O Senhor está sempre se doando. O nascimento de Jesus, o Filho de Deus encarnado no meio de nós, é o Pai que se entrega na forma de um Menino nascido da carne humana.

O Deus, que está pregado na Cruz, entrega-se, doa-se por nós. O belo de contemplar é que esse Corpo pregado na Cruz, esse Sangue que verte na Cruz de Jesus se dá livremente na forma de pão e vinho. É o mistério sagrado, sublime e admirável, que revela a mais profunda humildade de Deus. Com orgulho, arrogância e soberba humana não compreendemos nem penetramos no mistério da Eucaristia.

Quando fazemos o que Jesus fez, quando nos rebaixamos na condição da nossa humildade, contemplamos e somos tomados por essa graça sublime. Queremos nos rebaixar, no dia de hoje, para nos colocar diante de algo sublime e admirável. Tão sublime sacramento, divino e sagrado de um Deus que se faz carne e sangue nas aparências do pão e do vinho. É digno da nossa admiração, da nossa contemplação e adoração. É digno fazermos festas e proclamarmos glórias e louvores, a todo momento, a Deus vivo e presente no Santíssimo Sacramento.

Compartilhar: