Missa de dedicação do altar e 35 anos da Paróquia Paróquia São Paulo Apóstolo 1980 - 2015 Visita do nosso Arcebispo Dom Julio Endi Akamine Advento - tempo de espera

A Paróquia

Conta-se que quando Dom Aguirre ainda era Bispo da Diocese de Sorocaba, Monsenhor Sola era o administrador de bens e este solicitou ao bispo que nos dois terrenos localizados na Vila Trujillo fosse construída uma igreja, cujo padroeiro seria São Paulo Apóstolo.
Assim, no dia 29 de abril de 1977, na residência do Sr. Izidro Telo (atual Ministro da Eucaristia), formou-se a comissão para coordenar os trabalhos da construção da nova igreja, juntamente com o Monsenhor Sola e Pe. Lívio Calliari. Na época, era visível a necessidade de uma igreja católica no bairro. Na mesma reunião, traçaram os objetivos e formaram duas subcomissões: de obras e de arrecadações, além de comissão formada pelas mulheres, no qual se encontravam semanalmente.
Uma das primeiras providências foi a elaboração de uma carta endereçada aos moradores do bairro para comunicar sobre a construção, pedindo a colaboração e participação os mesmos. A partir de junho de 1977, as missas começaram a ser celebradas no Hospital Santa Edwirges.
Em junho de 1977, com a presença dos Bispos D. Amaury Castanho e D. José Melhado, Monsenhor Sola e Pe. Lívio, foi lançada a pedra fundamental da nova Igreja. Eram realizadas festas para arrecadações, mas também muitas doações foram recebidas.
Em uma ata de janeiro de 1978, foi encontrado o seguinte registro: “É com grande alegria que vemos o resultado dos nossos esforços serem coroados de êxito, pois, nos altos do Trujillo, aquela semente por nós plantada, regada com orações e trabalho, hoje ergue seus braços de concreto para o firmamento, demonstrando que para fé e o amor não existem barreiras”. A ata fora escrita pelo então secretário José Lamberti, que faleceu antes da paróquia ser instalada.
Finalmente, no dia 25 de maio de 1980, a nossa Igreja passou a ser oficialmente Paróquia, que até então estava unida a Paróquia São Luiz Gonzaga, Vila Barão. Neste dia, estiveram presentes: D. José Lambert, Monsenhor Sola, Pe. Lívio, Monsenhor Sérvulo Madureira, Pe. Inácio e Pe. Tadeu. Foi uma grande festa com a presença da corporação musical do 7º Batalhão da Polícia Militar do Estado, além da queima de fogos. Após a missa, foi oferecido um coquetel.
A partir de então, as pastorais e movimentos foram se formando, e a comunidade foi crescendo.
Nesses 35 anos de história, agradecemos todos os padres que por aqui passaram e nos deixaram um pouco de si através da dedicação e carinho.
Agradecemos especialmente ao nosso pároco atual, Pe. Paulo Gonzales, que através do seu zelo, dedicação e espírito empreendedor, nos presentou com uma Igreja “nova” e confortável.

 

Galeria dos Padres

Monsenhor Antonio Simon Sola

Mais detalhes

Padre Alfieri Eduardo Bompani

Mais detalhes

Padre Fernando H. Giuli Batista

Mais detalhes

Padre João Simão Filho

Mais detalhes

Padre Livio Emilio Cagliari

Mais detalhes

Padre Manoel Cesar de Camargo Junior

Mais detalhes

Padre Milton de Campos Rocha

Mais detalhes

Padre Paulo Roberto Gonzales

Mais detalhes

Padre Ricardo Dias Neto

Mais detalhes